quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Introdução às Narrativas e Roteiros Interativos para Educação


Muito interessante o PISA, destaque ao objetivo principal do Programme for International Student Assessment, tradução em Português, Programa Internacional de Avaliação de Estudantes que é:
“produzir indicadores que contribuam para a discussão da qualidade da educação ministrada nos países participantes, de modo a subsidiar políticas de melhoria da educação básica. A avaliação procura verificar até que ponto as escolas de cada país participante estão preparando seus jovens para exercerem o papel de cidadãos na sociedade contemporânea.”
Interessante ressaltar que essa avaliação aborda vários aspectos relacionados ao que denominou-se Letramento nas áreas de Leitura, Matemática e Ciências.
Em especial o Letramento em Leitura, os objetivos consistem em: “compreender, utilizar, refletir sobre e envolver-se com textos, a fim de alcançar objetivos pessoais, construir conhecimento, desenvolver o potencial individual e participar ativamente da sociedade.” Informação obtida no site:< http://download.inep.gov.br/download/internacional/pisa/2010/letramento_leitura.pdf> acesso em 25/10/2011
• à concepção de leitura apresentada no texto;
O esquema cognitivos de leitura, seria o entendimento de mundo e ainda a utilização das habilidades e competências para contribuir efetivamente com a sociedade, de tal forma que seja agente transformador de seu contexto, enfrentando desafios, construindo novos conhecimentos, interpretando e desenvolvendo o processo de ensino/aprendizagem conforme a matriz de referência trabalhada e que durante a escolarização transpõe-se escalas e níveis de leitura.
• à pertinência/clareza da distinção entre as subescalas de proficiência em leitura.
A análise reflexiva é a proficiência em Leitura, ou seja, a condição de interpretação e absorção de novos conhecimentos a partir da Leitura, de tal forma que esse conhecimento seja ativo, estabeleça inteiração social. Para tanto, faz-se necessário o conhecimento e utilização de diferentes tipos de textos, para na avaliação, ou prova do PISA os participantes possam de fato estabelecer relações diferenciadas entre os textos. Os resultados se apresentam em forma de escala geral de leitura e em subescalas de domínios no que tange: Identificação e recuperação de informação; Interpretação e reflexão, desdobradas ainda em cinco níveis de proficiência:
                                    Nível 1: localizar informações explícitas em um texto, reconhecer o tema principal ou a proposta do autor, relacionar a informação de um texto de uso cotidiano com outras informações conhecidas; 
                                    Nível 2: inferir informações em um texto, reconhecer a idéia principal de um texto, compreender relações, construir sentido e conexões  entre o texto e outros conhecimentos da experiência pessoal; 
                                    Nível 3: localizar e reconhecer relações entre informações de um texto, integrar e ordenar várias partes de um texto para identificar a idéia principal, compreender o sentido de uma palavra ou frase e construir relações, comparações, explicações ou avaliações sobre um texto; 
                                    Nível 4: localizar e organizar informações relacionadas em um texto, interpretar os sentidos da linguagem em uma parte do texto, levando em conta o texto como um todo, utilizar o conhecimento para formular hipóteses ou para avaliar um texto; 
                                    Nível 5: organizar informações contidas, inferindo a informação relevante para o texto, avaliar criticamente um texto, demonstrar uma compreensão global e detalhada de um texto com conteúdo ou forma não familiar. 
                                    Disponível em: <http://eproinfo.mec.gov.br/upload/ReposProf/Tur0000144861/img_upload/Relatorio_PISA2000_cap4.pdf> acesso em 25/10/2011
Por meio desses procedimentos, estabelece-se o escore individual dos alunos que fazem parte do programa.

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