Muito
interessante o PISA, destaque ao objetivo principal do Programme
for International Student Assessment, tradução em Português, Programa
Internacional de Avaliação de Estudantes que é:
“produzir
indicadores que contribuam para a discussão da qualidade da educação ministrada
nos países participantes, de modo a subsidiar políticas de melhoria da educação
básica. A avaliação procura verificar até que ponto as escolas de cada país
participante estão preparando seus jovens para exercerem o papel de cidadãos na
sociedade contemporânea.”
Disponível
em: <http://portal.inep.gov.br/pisa-programa-internacional-de-avaliacao-de-alunos
>acesso em 25/10/2011
Interessante
ressaltar que essa avaliação aborda vários aspectos relacionados ao que
denominou-se Letramento nas áreas de Leitura, Matemática e Ciências.
Em
especial o Letramento em Leitura, os objetivos consistem em: “compreender,
utilizar, refletir sobre e envolver-se com textos, a fim de alcançar objetivos
pessoais, construir conhecimento, desenvolver o potencial individual e
participar ativamente da sociedade.” Informação obtida no site:< http://download.inep.gov.br/download/internacional/pisa/2010/letramento_leitura.pdf>
acesso em 25/10/2011
• à concepção de leitura apresentada no texto;
O esquema cognitivos de leitura, seria o
entendimento de mundo e ainda a utilização das habilidades e competências para
contribuir efetivamente com a sociedade, de tal forma que seja agente
transformador de seu contexto, enfrentando desafios, construindo novos
conhecimentos, interpretando e desenvolvendo o processo de ensino/aprendizagem
conforme a matriz de referência trabalhada e que durante a escolarização transpõe-se
escalas e níveis de leitura.
• à pertinência/clareza da distinção entre as subescalas de proficiência
em leitura.
A análise reflexiva é a proficiência em
Leitura, ou seja, a condição de interpretação e absorção de novos conhecimentos
a partir da Leitura, de tal forma que esse conhecimento seja ativo, estabeleça
inteiração social. Para tanto, faz-se necessário o conhecimento e utilização de
diferentes tipos de textos, para na avaliação, ou prova do PISA os
participantes possam de fato estabelecer relações diferenciadas entre os
textos. Os resultados se apresentam em forma de escala geral de leitura e em
subescalas de domínios no que tange: Identificação e recuperação de informação;
Interpretação e reflexão, desdobradas ainda em cinco níveis de proficiência:
Nível
1: localizar informações explícitas em um texto, reconhecer o tema principal ou
a proposta do autor, relacionar a informação de um texto de uso cotidiano com
outras informações conhecidas;
Nível 2:
inferir informações em um texto, reconhecer a idéia principal de um texto,
compreender relações, construir sentido e conexões entre o texto e outros conhecimentos da
experiência pessoal;
Nível 3:
localizar e reconhecer relações entre informações de um texto, integrar e
ordenar várias partes de um texto para identificar a idéia principal,
compreender o sentido de uma palavra ou frase e construir relações,
comparações, explicações ou avaliações sobre um texto;
Nível 4:
localizar e organizar informações relacionadas em um texto, interpretar os sentidos
da linguagem em uma parte do texto, levando em conta o texto como um todo,
utilizar o conhecimento para formular hipóteses ou para avaliar um texto;
Nível 5:
organizar informações contidas, inferindo a informação relevante para o texto,
avaliar criticamente um texto, demonstrar uma compreensão global e detalhada de
um texto com conteúdo ou forma não familiar.
Disponível
em: <http://eproinfo.mec.gov.br/upload/ReposProf/Tur0000144861/img_upload/Relatorio_PISA2000_cap4.pdf>
acesso em 25/10/2011
Por
meio desses procedimentos, estabelece-se o escore individual dos alunos que
fazem parte do programa.
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