RPG E OS 4 ELEMENTOS – RPG/ T.A.F.A. (TERRA, AGUA, FOGO, AR)
Atualmente fala-se muito em saúde do corpo, da mente e como um a boa alimentação é importante para que isso seja alcançado, essa preocupação deriva porem dos grandes índices de doenças causadas pela má qualidade da alimentação, índices que atingem crianças e jovens.
No nosso mundo atual é normal sermos surpreendidos por expressões que às vezes não temos idéia do que seja, como por exemplo lixo orgânico, sustentabilidade e Educação Ambiental. Ouvimos tantas coisas e não compreendemos que tudo isso acontece perto de nós. Tudo o que tem acontecido no planeta e mesmo na nossa sociedade está diretamente ligado a todos nós e para que possamos entender o que está acontecendo é uma das justificativas da necessidade de trabalharmos a Educação Ambiental, tanto na escola quanto em nosso cotidiano familiar. Assim surge a idéia de construção de um Jogo de Representação de papéis – RPG baseado na análise e conscientização da preservação dos 4 elementos da natureza: Terra, água, fogo e ar. A escola é o espaço pedagógico em que ocorre o RPG, a proposta é um jogo interdisciplinar, onde poderá ser associada as disciplinas que compõem o currículo programático, e ainda adequar conforme o nível de ensino dos alunos, visando uma ação de engajamento na resolução de problema da comunidade. Ou seja, poderá ser efetuado uma pesquisa da tipologia survye ou levantamento a respeito dos 4 elementos no bairro de entorno da Escola. TERRA: verificar se há problemas com a questão de desertificação; assoreamento; contaminação no entorno da escola; AGUA: verificar se há vazamento, desperdício, contaminação de água no entorno da escola; podendo também verificar esses problemas em casa; FOGO: verificar se há incidência de foco de incêndios, exemplo, colocar fogo no lixo, ou em quintais baldios; AR: verificar a questão de poluição.
1.TEMA DO RPG: Meio Ambiente - 4 ELEMENTOS /T.A.F.A.
2.ETAPAS: Os alunos deverão se dividir em 4 grupos, sendo que cada grupo será um dos elementos. Podendo ser sorteado conforme o número que o “dado” cair, exemplo um líder de grupo joga o dado e se cair o número 1=água; 2= fogo; 3= terra e 4=ar; 5=Observador e 6= redator. Após ter feito o sorteio pelo dado, cada equipe será montada, sendo que em cada uma das equipes, deverá existir: jogadores; observadores e redatores. Joga-se o dado para verificar quem inicia o jogo, sendo que a equipe que tirar o menor número inicia o jogo, seguindo em ordem crescente para saber a ordem das equipes, estabelecendo equipe1, 2, 3 e 4. Alertando que o número total de alunos devem ser divididos em 4 grupos, já que o jogo trata-se de 4 elementos. A missão do Jogo é fazer um levantamento da realidade dos 4 elementos no entorno da escola, podendo ser eleita 4 setores, 4 bairros que compõem esse entorno, de tal forma que ao final do jogo consigam atingir estratégias para um futuro sustentável. Cada disciplina colocará um desafio relacionado aos 4 elementos, podendo ser em Matemática o cálculo de gastos referentes a conta de água por exemplo; o de Português em uma frase, ou uma redação relacionada ao tema, ou ainda na proposta de uma campanha de conscientização da manutenção e equilíbrio dos 4 elementos; Geografia poderia verificar a questão do mapeamento da situação encontrada; História poderia registrar fenômenos do passado comparado ao presente, levantamento da história do local relacionando aos 4 elementos, como era e como está no bairro em estudo; Ciências fazer o levantamento dos gases que a poluição pode acarretar no ar, e as conseqüências no organismo, bem como o que o fogo também pode ocasionar. Cada componente do grupo escolherá um personagem da Mitologia Grega e Romana, relacionado aos elementos, ficando livre para escolha de seus personagens, podendo ser: Apólo, Atenéia, Zeus, Afrodite, Hera, entre outros. Cada ação proposta deverá ter um prazo para entrega, sendo que deverá ser comprovada a ação pelos observadores e relatores, ou seja, deverá ser feito o registro (máquina fotográfica, filmadora) e postagem em um Blog do relato da ação efetuada. O Blog deverá ser de acesso à todos os componentes do grupo e da escola,para que tenham como acompanhar o desenvolvimento do Jogo. O professor e/ou professores, deverão formular os desafios e corrigir levando em conta, criatividade, tempo, e apresentação no blog.
3.CENÁRIO: O ambiente/Blog; deverá ter a característica futurista, haja vista a intenção do jogo é criar condições para um futuro sustentável; os personagens poderão aderir a adereços, ou apetrechos futuristas em sua figura, ou seja, cada grupo, ou equipe poderá criar estilos diferentes e até mesmo vestimentas que identifiquem o grupo, podendo ser identificados como os defensores de seus elementos. O ambiente de estudo terá características reais, devendo ser postado no blog para registro, uma foto que represente o elemento e o bairro que cada grupo represente, para análise do ANTES/DEPOIS do jogo. A aventura consiste em fazer o levantamento e registro da situação atual de cada elemento e criar estratégias que revertam ou amenizem os impactos ambientais sofridos nos locais de estudo.
4.PERSONAGENS: Conforme mencionado anteriormente, os personagens terão que ser escolhidos conforme os da Mitologia Grega e Romana. Para tanto faz-se necessário o auxílio dos professores de Filosofia e Sociologia, no intuito de apresentar anteriormente aos jogadores, as principais características dos “personagens” e assim, cada grupo poderá adequar os personagens aos seus jogadores. As características deverão ser a de dinamismo, persistência, criatividade, agilidade, destreza.
5.DINÂMICA DO JOGO: Os desafios serão apresentados pelos professores aos alunos, sendo que cada desafio terá um prazo pré-determinado a ser alcançado; as barreiras serão as reais, ou seja, falta de informação, falta de aplicabilidade de legislações que previnem danos ambientais; falta de conhecimento da população envolvida/bairros; serão os maiores desafios a serem enfrentados, contudo, todos os componentes deverão participar e serem devidamente observados e registrados para comprovar a sua participação. Serão punidos os grupos que não respeitarem os prazos, não apresentarem os registros ou prejudicarem outros grupos, com pontos a menos, ou eliminação do jogo. Cada desafio vencido terá a pontuação de “x” pontos, conforme estabelecido pelos professores envolvidos, já que a dinâmica é interdisciplinar. A pontuação máxima será de 100% que será revertido em uma nota de cada disciplina envolvida, que fará parte da avaliação bimestral, ou seja, poderá ser somada e dividida para obtenção de uma média, ficando aberto segundo critério de cada professor.
6. SITUAÇÕES E MOVIMENTOS: A missão será reverter a situação atual, ou sugerir proposta de melhoria para cada situação com registro negativo, relacionado as questões ambientais no entorno da escola. A disputa ocorre na questão prazos, a equipe que conseguir registrar, com postagens no Blog, os passos percorridos conforme os desafios apresentados, conquistará a vitória. O prêmio poderá ser acertado com a equipe diretiva e professores, podendo ser certificação com reconhecimento de projetos prevendo melhoria da situação ambiental, ou algo material, dependendo da situação de cada escola. Os testes lógicos, sorteios, podem fazer parte do jogo, conforme as disciplinas que irão fazer parte da proposta RPG-4 elementos T.A.F.A. .Os materiais necessários para o Jogo serão: dado para início do jogo conforme já mencionado anteriormente na etapa 2; ambiente virtual, BLOG; máquina fotográfica, filmadora, papel, lápis, caneta, computador, para registros e relatórios.
7.CONCLUSÃO: O jogo estará concluído quando os desafios forem vencidos nos prazos pré-estabelecidos pelos mestres/professores, e as postagens forem concluídas com os devidos registros e relatórios referentes à cada desafio vencido. Com envolvimento interdisciplinar, e ainda dinamizando por meio de desafios, as possibilidades de sucesso para produção de projetos que venham trazer melhoria e qualidade de vida, é muito grande, e ainda, a missão do jogo que consiste em traçar estratégias para um futuro sustentável trará com certeza envolvimento de todos os alunos e professores da escola. Aliando á proposta do RPG às tecnologias e mídias, além de proporcionar desafios mais interessantes, ainda possibilita a inclusão digital de muitos que talvez ainda não possuam conhecimento sobre as TICs, assim sendo, as considerações finais que podem ser alcançadas neste jogo é de grande relevância para toda comunidade, o que trará uma projeção do que de fato a escola propicia, momentos de cidadania e desenvolvimento da ética e moral frente aos problemas que afetam à todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário