O Professor e a Prática Pedagógica com Integração das Mídias
Tratar da Tecnologia da Informação e Comunicação no contexto escolar vem sendo uma das discussões mais comentadas na atualidade, pois considerando que na era da TI, em todos os segmentos das sociedades, a escola não fica de lado, mas se torna o centro dessa discussão.
Em uma Escola Estadual do Estado do Mato Grosso do Sul, na cidade de Ponta Porã-MS, denominada Escola Estadual Adê Marques, que atende Ensino Fundamental, Médio, EJA e curso Técnico em informática, totaliza 1.560 alunos; foi onde a obserfação e a produçção deste texto se deu.
Os focos em que as mídias e Tecnologias e ou tecnologias da informação e comunicação são utilizadas nessa escola são distribuídas da seguinte maneira:
- Na organização e administração da escola, utilizam-se de computadores; internet; e-mail; cartazes; ofícios; comunicação internas, para registro da vida escolar dos alunos, e dos profissionais que atuam na escola; bem como também são utilizados som, TV, vídeo em reuniões; e nos conselhos de classe, bem como os planejamentos, dos professores, há a utilização do computador, registro em pastas e controles escritos, como ata, diários e outros.
Constata-se assim que a escola tem a consciência da utilização das mídias e tecnologias no seu cotidiano, o que aproxima da qualidade de atendimento e eficiência no trabalho. Com relação ao foco da atuação profissional pode-se afirmar que:
- No processo ensino-aprendizagem, as mídias são utilizadas em todas as especificidades, em sala de aula, nas salas de tecnologias com planejamento prévio, agendamento da sala de tecnologia com deferimento do coordenador do turno e da área, ou seja, há todo um trabalho que envolve tantos os professores regentes quanto os professores de sala de tecnologia.
Vale ressaltar que no Estado do Mato Grosso do Sul, há o professor de sala de tecnologia que compõe o quadro de docentes, passando por um processo seletivo, em que comprovam o conhecimento tanto das mídias quanto das tecnologias que envolvem o processo educacional, o que favorece em muito o trabalho das TICs na prática pedagógica. As linhas diretrizes para a implantação, implementação, monitoramento e avaliação das Salas de Tecnologias constam na Resolução/SED n. 2.127 de 05 de Junho de 2007, disponível em: http://ntedourados.dominiotemporario.com/doc/RESOLUCAO_2127_STE.pdf acesso em 19/11/2011. Mesmo assim há momentos críticos em que professores da STE (sala de tecnologia) relatam que muitos professores regentes ainda são resistentes ao “planejar” suas aulas para serem realizadas na STE, preenchendo campos como: recursos; procedimentos metodológicos que ainda ficam confusos, a impressão que se têm, é que os professores que apresentam essa resistência, preferem permanecer no formato didático tradicional, sem precisar se preocupar, ou ainda, se dedicar a estudar e aplicar novas técnicas didáticas no seu fazer pedagógico.
Em se tratando do foco voltado para as questões relacionadas à avaliação, a presente escola apresenta a seguinte situação:
- Avaliação Educacional, o registro de projetos interdisciplinares é feito no site da escola, http://sites.google.com/site/adeescola/ bem como postado em blog e no youtube; nas demais especificações relacionadas a avaliação diagnóstica de atividades realizadas na escola, também se utiliza as TICs, dependendo da situação e do contexto é divulgado em mídias de maior acesso a comunidade; já nas atividades de avaliação de turmas e individual, a mídia mais utilizada é a impressa, com provas, testes, e trabalhos, que também dependendo da situação são divulgados em mídias de difusão e veiculação de informação ( jornal, rádio TV) quando por exemplo há casos de destaques em vestibulares, e também para divulgar a melhor nota alcançada por alunos que venceram concursos, ou outros eventos que a escola proporcione.
A criação do site da escola foi um momento importante, pois propiciou uma visibilidade e um alcance muito maior de troca de informações e comunicação com toda comunidade local e amplitude para todo alcance da Internet, constatando todos os pontos positivos neste foco, pois há interação entre alunos, professores, colaboradores, gestão escolar.
- Com relação ao processo de comunicação, tanto divulgação interna quanto externa de atividades da escola, também se utilizam de mídias e TICs, há a utilização de computador, internet, para envio de e-mail; postagem no site da escola; cartazes; banners; jornais; panfletos.
Um ponto negativo é que muitas vezes há retrabalho com relação a comunicação via e-mail, pois se não há a cultura, o hábito de abrir o e-mail da escola diariamente, pode ocorrer falha de comunicação ou atrasos irreversíveis, mas esses casos não são freqüentes, pois a grande maioria dos colaboradores acabam tendo que utilizar esse meio de comunicação para agilizar processos.
Com relação ao último foco em questão pode-se destacar que:
- Na atuação junto aos profissionais da escola e da comunidade, há a utilização das mídias e TICs em cursos, oficinas, formação continuada, onde dependendo da situação há agendamento da Sala de Tecnologia para repasse desses cursos ou oficinas, ou ainda a utilização do Núcleo de Tecnologia Educacional, onde os professores multiplicadores atendem todos os professores das 35 escolas que compõem o município de Ponta Porã-MS e Jurisdição, ofertando formação continuada presencial e a distância.
Na Escola Estadual Adê Marques há também o projeto denominado “Profuncionário”, que atende todos os colaboradores que trabalham na rede Estadual e Municipal de Ensino, que passaram por um processo seletivo e que podem cursar nível médio técnico, totalizando 140 cursistas distribuídos em cursos de: Secretaria escolar, infra-estrutura escolar e alimentação escolar; todos esses cursos utilizam: rádio, TV, DVD, cartazes; computador, internet. Os professores desses cursos são denominados tutores, ministram aulas presenciais quinzenalmente e monitoram atividades à distância por e-mail.
Conclui-se que a escola em observação, utiliza todos os meios de comunicação além do estritamente textual, ou seja multimídias e TICs; produtos que facilitam toda prática pedagógica, e ainda sempre buscando atualização, participando ativamente da sociedade do município, fazendo a diferença para os professores, alunos e colaboradores.
Referenciais
Resolução n. 2127 de 5 de Junho de 2007 disponível em: <http://ntedourados.dominiotemporario.com/doc/RESOLUCAO_2127_STE.pdf> acesso em 19/11/2011.
Escola Estadual Adê Marques de ponta Porã-MS disponível em: <http://sites.google.com/site/adeescola/> acesso em 19/11/2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário