sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Introdução às Narrativas e Roteiros Interativos 2


Fannyliz_Tibcherani__MS01_NRI_ativ2
DISCIPLINA: Introdução às Narrativas e Roteiros Interativos
NRI – Atividade 2
Quadro – resposta


Nome do Aluno: Fannyliz Alvarenga de Oliveira Tibcherani
Turma: RJ01 NRI
Mediador/a: José M. da Silva
Atividade 2 – Gêneros Textuais
Título do material
Gênero
Suporte
Público-alvo
Uma Verdade Inconveniente
Vídeo
DVD – Al Gore
Ensino Médio
Planeta Azul

Música/slides
Disponível em:
Chitãozinho e Chororó
Aquecimento Glogal
Fotografia
Digital disponível no link abaixo deste quadro

A vingança de Gaia

Entrevista

Disponível em:

(Fotografia) disponível em:


Justificativa de escolha do material, de acordo com o objetivo e o público-alvo
Tema: Meio Ambiente e o Aquecimento Global
Público-alvo: Ensino Médio
Conteúdos: Camada de Ozônio; efeito estufa.
Objetivo Geral: Conscientizar da importância de mudanças de hábitos para minimizar o impacto ambiental no que se refere ao aquecimento global.
Objetivos Específicos: Sensibilizar para questão ambiental; aplicar atividade relfexiva conforme materiais disponíveis no quadro Gêneros Textuais; Fomentar a criação de blog sobre os temas abordados; Manter atualizado o blog com produções próprias e postagens de materiais relacionadas a questões referentes ao aquecimento global.
Metodologia: Aula expositiva e dialógica; Estudo de Caso sobre Aquecimento Global
Procedimentos Metodológicos:
  1. Apresentação de um trecho do DVD Uma verdade Inconveniente, onde Al Gore explica a questão do Aquecimento global;
  2. Discussão sobre o conteúdo camada de ozônio e efeito estufa;
  3. Análise sobre a letra da música Planeta Azul;
  4. Aplicar atividade de produção de Blog com a ilustração da foto apresentada, e leitura do texto da entrevista: A vingança de Gaia.  
  5. O Blog deverá ser feito pela sala, podendo ser distribuída tarefas em grupo de trabalho de 5 a 8 componentes, onde dependendo do número de alunos, poderão fazer grupos de redatores, fotógrafos, cartunistas, críticos literários, jornalistas, e outras funções que a sala encontrar interessante, para que seja construído o blog e sua manutenção realizada conforme decisão de pauta previamente discutida com professor e alunos.
Recursos:
Todos os gêneros textuais, computadores, softwares.
Cronograma: 1 hora aula para desenvolver os objetivos propostos e com possibilidade de encontros de 1h semanal para manutenção do blog proposto.
Avaliação:
Qualitativa e quantitativa; onde participação, produção, apresentações terão valores previamente estabelecidos.
Referências:
DVD – Al Gore
Planeta azul disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=r1xvBXlGjuk&feature=related acesso em 16/11/2011
Fotografia disponível em WWW.google.com/imagens conforme link referenciado abaixo do quadro.



OBSERVAÇÕES: Não estou atuando em sala de aula, mas como uma vez docente, sempre docente, segue esta atividade como sugestão para quem achar interessante aplicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário